Pesquisadores descobriram que quanto mais cedo os indivíduos desenvolverem diabetes tipo 2 ou hipertensão na vida, mais cedo eles provavelmente desenvolverão glaucoma primário de ângulo aberto (GPAA), a principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo.
O estudo publicado na revista científica Clinical Ophthalmology sugere que essa descoberta pode levar a melhores protocolos de triagem para GPAA, que é responsável por até 90% de todos os casos de glaucoma.
Atualmente, não existem ferramentas para curar o glaucoma, mas com aviso prévio suficiente é possível preservar a visão dos pacientes.
A detecção precoce do glaucoma é a chave para um melhor controle da pressão intraocular e prevenção da cegueira.
Tanto o diabetes tipo 2 quanto a hipertensão são doenças que afetam os vasos sanguíneos do nervo óptico e da retina, causando potencialmente alterações que predispõem os pacientes ao GPAA, condição com raiz vascular também.
Se essas conexões se mantiverem em pesquisas futuras, os pesquisadores acreditam que o diabetes tipo 2 e a hipertensão podem ser adicionadas à lista de fatores que podem desencadear a triagem de GPAA – incluindo histórico familiar de GPAA, pressão intraocular elevada e raça negra – e levar ao diagnóstico precoce do GPAA, preservando a visão e a qualidade de vida dos pacientes.
Comments