top of page
  • Foto do escritorDNP Ótica

A importância do check-up anual


A visão é um dos sentidos mais importantes para a qualidade de vida das pessoas. Por isso, é essencial cuidar da saúde dos olhos e prevenir possíveis doenças que podem comprometer a visão. Uma das formas mais eficazes de fazer isso é realizar um check-up oftalmológico anual, que consiste em uma avaliação completa da função visual e da estrutura ocular.


O check-up oftalmológico anual pode trazer diversos benefícios, tais como:


Detectar precocemente doenças oculares que podem causar cegueira, como glaucoma, catarata, degeneração macular, retinopatia diabética, entre outras. Muitas dessas doenças são silenciosas e não apresentam sintomas até fases avançadas, por isso a importância de um diagnóstico precoce e um tratamento adequado.


Corrigir ou adaptar o grau dos óculos ou lentes de contato, caso haja alteração na refração ocular. A refração é a capacidade do olho de focar a luz na retina, e pode ser afetada por fatores como idade, genética, hábitos de vida, etc. O uso de óculos ou lentes de contato adequados pode melhorar a acuidade visual e evitar problemas como dor de cabeça, cansaço visual, dificuldade de leitura, entre outros.


Prevenir ou tratar doenças oculares relacionadas ao estilo de vida, como olho seco, alergias, conjuntivites, blefarites, etc. Essas doenças podem ser causadas ou agravadas por diversos fatores, entre eles: exposição ao sol, poluição, uso excessivo de computador ou celular, maquiagem e lentes de contato. O check-up oftalmológico anual pode orientar sobre medidas de higiene, proteção e lubrificação ocular, além de prescrever medicamentos, caso necessário.


Avaliar a saúde ocular em relação a outras condições sistêmicas, como diabetes, hipertensão, colesterol alto e tireoide. Essas condições podem afetar a circulação sanguínea e a oxigenação dos tecidos oculares, podendo causar ou piorar doenças oculares. O check-up oftalmológico anual pode monitorar a influência dessas condições na saúde ocular e indicar medidas de controle e prevenção.


Portanto, fazer um check-up oftalmológico anual é uma forma de cuidar da saúde dos olhos e da visão, prevenindo doenças, corrigindo problemas e melhorando a qualidade de vida. Recomenda-se que todas as pessoas, independente da idade ou da presença de sintomas, realizem esse exame pelo menos uma vez por ano, ou conforme a orientação do oftalmologista.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page